A Operação Carnaval 2012 do Corpo de Bombeiros começa nesta sexta-feira (17) com um efetivo de 798 militares distribuídos na Capital, Região Metropolitana e interior do Ceará. Com presença em todos municípios do litoral cearense e com manaciais como rios, lagos e açudes.
O objetivo da operação para o Corpo de Bombeiros é a prevenção de afogamentos e de acidentes; prevenção de primeiros socorros, pânico, incêndio, choque elétrico e acidentes nas pracinhas e locais de concentração de grande público; prevenção e combate a incêndio através dos seus quarteis (Centro, Mucuripe, Messejana, Aeroporto, José Walter, Conjunto Ceará, Maracanaú, Icarai, Horizonte, Guaramiranga, Aracati, Limoeiro, Quixaramobim, Sobral, Iguatu, Juazeiro, Crato, Crateús e Tauá), que funcionarão 24 horas neste carnaval.
SALVA-VIDAS - Em Fortaleza, a Praia do Futuro, uma das mais procuradas pelos banhistas, terá todos os 14 postos de salva-vidas em atividade. O Corpo de Bombeiros lembra que não é recomendável mergulhar no mar após a ingestão de bebidas alcoólicas, já que os reflexos ficam mais lentos.
O Corpo de Bombeiros também lembra que os banhistas devem procurar os salva-vidas antes de entrar no mar para se informar sobre as condições de banho e riscos que aquela determinada área pode apresentar quanto a afogamentos.
Durante o Carnaval estará de prontidão uma equipe profissional de mergulhadores do Corpo de Bombeiros para resgates sejam em mar, rios ou açudes.
EQUIPAMENTOS - O Corpo de Bombeiros estará equipado com 150 viaturas e embarcações entre elas, veículos de combate a incêndio, ambulâncias, veículos de salvamento, jet sky, barcos, catamarã e toda a frota administrativa.
O número para acionar o Corpo de Bombeiros é integrado ao Sistema da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), podendo então ser discado 193 ou 190 para registrar ocorrências.
0 comentários:
Postar um comentário