Já mostramos no blog várias telas desse artista da nossa terrinha, pouco conhecido mas com muito talento conheça agora um pouco da historia desse artista.
Odemio do Pimpim nasceu no dia 30 de julho de 1954 em Bitupitá, filho do saudoso casal Manoel Alves da Silva (Pimpim) e Áurea Ferreira da Silva, com sete anos de idade já tinha uma chamada para o meio artístico, seu primeiro desenho foi o gata cotó que não tinha rabo, morava em frente à Igreja Assembleia de Deus onde escutava com frequência os louvores e partiu daí um interesse por música. Se converteu ao evangelho em 1961 junto com seu pai, estudou com o professor Ozanan no Externário Veras Coelho, onde era um ótimo aluno.
Ficou em Bitupitá até os 14 anos, depois foi estudar em Camocim no colégio Padre Anchieta, com 18 foi para Fortaleza, lá estudou no colégio Teófilo Gurgel na av. Imperador, com vinte prestou vestibular para Ciências Contábeis na UNIFOR, não gostou do curso transferiu para economia, não gostou do curso novamente, dessa vez transferiu para curso de direito e mais uma vez não concluiu. Passou para o concurso dos Correios para carteiro, como ficou entre os dez mais bem colocados, fez um curso em Recife e foi promovido para monitor postal em 1974, fez vários cursos dentro da empresa até alcançar o cargo mais elevado, o de técnico postal sênior. Ficou nos correios por vinte anos, ao sair da empresa começou a pintar suas telas, anos depois através de uma profunda pesquisa com moradores antigos de Bitupitá criou varias telas retratando histórias cômicas dessa terrinha, com personagens marcantes como João Véi e Cagais. Sua primeira exposição, com todas suas telas, foi em julho de 2008, daí então a exposição passou por várias capitais: João Pessoa, Natal, Recife, Aracaju e no Centro Cultural do Canidezinho em Fortaleza. Além de pintor, Odemio do Pimpim é compositor, escreveu músicas sobre Bitupitá e participou do concurso no Centro Cultural do Bom Jardim e foi o campeão. Está escrevendo três livros: Os Ladrões de Melancia, O Seresteiro, O Jogo do Século “Bitupitá x Chaval".
Esteve em Bitupitá para participar da Searc 2011 da Escola Coronel José Pinheiro Pessoa a convite da diretora Lucia Helena Pinto.
Vale ressaltar que a exposição merecia ser exposta em Bitupitá, o que você leitor acha ? Deixe sua opinião no nosso mural de recados.
Foto: Ricardo Laurindo
0 comentários:
Postar um comentário