Alunos do Ceará e de todo país podem inscrever-se para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) até dia 30 de março. Os candidato devem estar cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio matriculados em instituições da rede estadual, municipal e federal. A seleção da Olimpíada consiste em duas fases: a primeira é uma prova objetiva realizada no dia 5 de junho; e a segunda fase (destinada aos primeiros colocados no teste objetivo) é uma prova discursiva marcada para o dia 15 de setembro.
Os 400 melhores alunos do ensino fundamental e os 100 melhores do ensino médio ganham medalha de ouro. Os outros participantes que apresentarem bom desempenho podem ganhar medalhas de prata e bronze, além de menções honrosas. Os alunos que conquistarem medalhas podem participar do programa de iniciação científica júnior, com direito a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Professores e as escolas dos alunos premiados ganham brindes como tablets, placas de homenagens, computadores, impressoras e troféus. Em 2011, o cearense de 13 anos Juan Gabriel de Sousa Pouce, aluno da Escola Municipal Antônio Diogo de Siqueira, no bairro Bonsucesso, levou medalha de bronze na competição. As inscrições devem ser realizadas pelas instituições de ensino da rede pública pelo site da Obmep.
Com informações G1
0 comentários:
Postar um comentário