sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"Bitupitá: Portal de Entrada da APA do Delta do Parnaíba"

 Uma das mais excepcionais diversidade biológica, endemismo, estruturas geológicas de relevante significado e de consideravel riqueza paisagística do município de Barroquinha encontram-se no distrito de BITUPITÁ, vocacionado para o ECO TURISMO, Patrimônio Natural de belezas cinematográficas protegidas por Lei Federal que criou a APA Delta do Parnaíba, é aqui nesse recanto magnifico que tudo começa: "Das Praias de Bitupitá (Ceará) até os Lençóis Maranhenses (Maranhão) está um dos mais belos cenários naturais do Brasil.
É preciso entender que, um amplo trabalho de conscientização ambiental tem que ser levado a sério. As populações das comunidade de Bitupitá, Curimãs, Venâncio, Chapada e Praia Nova tem que ser chamadas para esse trabalho comum e de forma participativa com VOZ e VOTO, que diz respeito a melhoria da infra estrutura de transportes, habitação, comunicação e saneamento sem esquecer da diminuição dos impactos no plano estético e paisagístico onde a intervenção humana interfere diretamente no Meio Ambiente, ocasionando mudanças radicais que se constituem em verdadeiros Crimes Ambientais.

Outra providência que se faz "premente": A contenção de algumas DUNAS MÓVEIS com a árvore OLIVEIRA com excelente adaptação. Ou se contém algumas dessas dunas que ameaçam a integridade física do distrito sede de Bitupitá, ou não iremos a lugar nenhum. Antes porém, um estudo direccionado por técnicos de notório saber e comprovada seriedade para os estudos dos Impactos Ambientais dessa ação humana, necessária e urgente.
O município possui uma fantástica cobertura nativa vegetal graças ao trabalho da sua população, que soube proteger essa riqueza da biodiversidade. Porém, faze-se necessário e com urgência, um trabalho voltado e focado para um Planejamento Estratégico que seja capaz de beneficiar diretamente a sua população nativa tais como: - Um conjunto habitacional (Vertical) no distrito sede de Bitupitá para alocar as famílias que estão com suas residências em pleno terrenos alagadiços, áreas de riscos e que necessitam de uma urgente intervenção para sua pronta recuperação nas áreas degradadas: - Saneamento Básico Universalizado; - Diversificação da economia local com ênfase para o Setor Pesqueiro dos mais prósperos do Ceará onde a ação sustentável, dá a Bitupitá o "status quo" de comunidade comprometida com a integridade do Planeta Terra; -Geração de Renda e Ocupação através do artesanato (Redes de Tiras de Malha, Produtos da Palha da Carnaúba, Conchas Marinhas, entre outros), o lado da gastronomia estão os deliciosos licores, cajuína, doces, petas, entre outros que são o diferencial. E outra providência que se faz necessária, é trabalhar as "consciências" do homem local, ser ele o Senhor na sua comunidade, protegendo a Terra Pródiga e que seje dado a esses o direito a terra, sejam capacitados para atuarem no ramo da gastronomia, da hotelaria, bares, restaurantes e que orientem a classe jovem para exercerem o papel de Guias Turísticos.
Para que isso aconteça a Prefeitura Municipal necessita chamar para a mesa de negociação o SEBRAE/CE que com sua experiência tem condições de fazer a diferença, o Banco do Nordeste, a Diretorira do Patrimônio da União, o Ministério Público Federal/Estadual o Comitê Gestor da APA do Delta do Parnaíba, o Instituto Chico Mendes, a SEMACE, o CONPAM, e as Secretarias de Estado do Turismo e o DER que envolvidos num plano comum, seje possível levar ao município de Barroquinha, os recursos necessários para transformar essa terra na Meca do Ecoturismo do Estado do Ceará. Antes de se pensar no prefalado ASFALTO, temos que tomar essas medidas, essas serão medidas corajosas e responsáveis que atenderá diretamente aos anseios da população. Trabalhar Barroquinha com um olhar "VERDE" é dever das autoridades locais e do Estado; olhar francamente para Bitupitá pensando no seu crescimento ambiental, cultural e social e fazer cumprir o que demanda as Leis Ambientais e os ritos da APA sem ferir o almogama da sustentabilidade essencial para a sobrevivência de todas as ESPÉCIES.
As fotos de Jorge de Moura são as provas incontestes da vocação natural de Barroquinha para o Eco turismo e no momento em que, for priorizado esse setor por parte das autoridades do município e do Estado, aí sim, estaremos cientes de que, o COMPROMISSO pelo Meio Ambiente e pela Sociedade falou mais alto. Finaliza Jorge de Moura, que realizou um levantamento das potencialidades naturais do município de Barroquinha, onde trabalhou por um período de três anos e seis meses, fez a diferença e deixou sua marca fincada no trato para com a Natureza, trabalho esse, até hoje reconhecido pela população.Confira mais fotos


Fotos: Jorge Moura


1 comentários:

Tamires disse...

Muiitooo Liindoo esse lugar ...
Fiqueii completamente Encantadaaa

Postar um comentário