A última praia da costa oeste do Ceará fica em Barroquinhas e chama-se Bitupitá. Não é possível falar apenas dela, pois toda a região próxima ou que a circunda é simplesmente incrível! Tudo em Bitupitá chama atenção e admiração (inclusive o próprio nome) é uma imensidão de dunas, coqueirais, farol, vilas de pescadores e outros atrativos de forte cunho idílico, rústico e exótico. Para chegar até Bitupitá é necessário passar pelo município de Camocim que merece uma visita mais demorada, pois seu litoral tem praias de beleza imensurável, primitivas além de lagoas de água doce e rasas: as praias mais sensacionais dessa região são Tatajuba, Caraúbas e Barra dos remédios. O município apesar de ser um importante pólo pesqueiro quer na verdade (e tem todo o potencial para tanto) virar a próxima Jericoacoara – da qual fica apenas na distância de 34 quilômetros.
A região toda é mesmo, de uma beleza indivisível, quase inacreditável. Por ser resguardada da grande massa de turistas e de todos os ônus que traz a popularidade são areias finas, limpas e claras que seus pés irão sentir. Há partes no mar e nos lagos tão rasos que você caminha durante minutos e minutos sem que a água ultrapasse seu calcanhar.
Compensa visitar a região da última praia do Ceará, não só compensa como você pode vir a conhecer a praia mais bonita do nordeste, além de sentir um certo apego de que foi uma descoberta; por ser tão privativa passa aquela sensação que é muito nossa, que nos pertence aquela descoberta. Cuide-se para não se apegar demais, porque é linda de “doer”!
Foto: Cosmo Neto
Foto: Cosmo Neto
0 comentários:
Postar um comentário