Em Bitupitá uma das principais fontes de renda era a pesca artesanal, hoje o cenário mudou um pouco, mais ainda predomina um tipo de pesca muito comum, a pesca de currais.
Existem vários currais em Bitupitá, armadilhas que são montadas em alto mar para captura dos peixes, porém um investimento muito alto, que pode trazer ou não retorno desejáveis, alguns currais chega à custa para os proprietários aproximadamente mais de R$ 100 mil reais, dinheiro esse que no decorre de seis meses, prazo que dura o curral, o proprietário tem que tirar com a pesca dos currais.
Em alguns casos, tem currais que em menos de um mês, o dono recupera o investimento que fez com boas marezadas de xaréu, peixe bem comum em Bitupitá.
No verão com os ventos fortes esses currais acabam caindo, ai começa tudo de novo, é uma verdadeira engenharia de pesca, é construído na praia grandes bancos(foto), para os pescadores baterem morões, grandes varas de madeira para formar os currais.
Esses bancos são levados para o mar onde fica preso e servirá de apoio para o duro trabalho de levantar um curral. Dois homens ficam apoiando o morão, enquanto outro bate com uma grande mareta até o curral estive todo pronto, esse trabalho acontece todo dia até fica tudo pronto para a pesca acontece.Confira mais fotos aqui.
Quer conhecer os currais de Bitupitá? É só fazer um belo passeio de barco a motor até os currais com o Sr Gilson, contatos pelo telefone (88) 3623-3048.
Fotos: Cosmo Neto
0 comentários:
Postar um comentário