Ele informou que na região aderiram ao Programa Safra 2011/2012, por exemplo, os municípios de Barroquinha, com 194 agricultores; Camocim, com 570; Chaval, com 423; Granja, com 735; Martinópole, com 328 e Uruoca, com 787.
O parlamentar citou ainda a realização de convênios celebrados entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e as Associações, no Programa de Fortalecimento da Mandiocultura no Estado, para a construção de casas de farinha comunitárias no valor de R$ 57 mil cada. Os municípios contemplados foram Barroquinha, Granja e Uruoca.
Sérgio Aguiar comemorou ainda o fato de todos os municípios terem tido mais de 90% do seu rebanho vacinados contra a febre aftosa. Segundo ele, com a Campanha da Febre Aftosa, cidades como Barroquinha tiveram 98,07% dos animais vacinados, Camocim (90,52%), Chaval (100%), Granja (90,08%), Martinópole (92,07%), Uruoca (92,55%).
Outras ações importantes da empresa voltadas ao homem do campo foram a distribuição de mudas de caju e de sementes, durante todo o ano, por meio do programa Hora de Plantar, e a substituição de copas de cajueiros improdutivos. Segundo ele, são iniciativas que mostram “que essa região do extremo oeste tem que ter também atenção devida da extensão rural, área em que a Ematerce vem fazendo seu papel dando acompanhamento para que a agricultura possa ter um grande impacto na economia da Zona Norte do Estado”.
O parlamentar finalizou afirmando que a inauguração da escola Agrícola Guilherme Gouveia, em Granja, vai dar oportunidades aos filhos dos agricultores se especializarem, colocando a ciência e a tecnologia a serviço do produtor, fixando o homem no campo.
Em aparte, os deputados Moésio Loiola (PSD) e Manoel Duca (PRB) reforçaram a importância de interiorização dos escritórios da Ematerce. Moésio enalteceu a abertura de um escritório em Forquilha, por exemplo, que tem grande potencial hídrico.
Fonte: AL-CE
Follow @folhadebitupita
0 comentários:
Postar um comentário