O município de Barroquinha poderá nos próximos anos receber investimentos eólicos. Segundo informações repassadas ao blog Barroquinha Nóticias nos últimos dias, o litoral de Barroquinha é mesmo cotado para receber usinas eólicas, assim como já ocorreu com o vizinho município de Camocim.
Camocim atualmente tem a maior Usina de Energia Eólica do Nordeste. Inaugurada há dois anos, com investimentos estrangeiros e da empresa Siif Enérgies, a usina instalada na Praia Formosa (foto) custou R$ 500 milhões. A Siff é uma das empresas que poderá investir na construção de usinas no litoral de Barroquinha.
De acordo com informações já postadas aqui no blog, o Prefeito, Ademar Veras, concedeu às empresas SERVTEC, SIIF, Eólica Madalena, Eólica São Rafael, Eólica São Gabriel, Eólica Rouxinol, Eólica Beija-flor e Eólica Primavera cartas de anuência (consentimento) referentes ao licenciamento ambiental para instalação de usinas eólicas nas localidades de Tapuiú Velho, Manor, Bitupitá, Ilha do Xavier, Marisco e Lagoa Salgada.
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se emparques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável. A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável.
Fonte: Barroquinha Nóticias
0 comentários:
Postar um comentário