A competição é muito valorizada pelos moradores das praias cearenses, pois representa uma celebração da cultura dos povos do mar e a resistência frente à especulação imobiliária e a degradação ambiental vivenciados cotidianamente pelas populações costeiras. Na praia de Tatajuba, o sentimento não é diferente.
Dentro da programação da XVII Regata Ecológica de Canoas de Tatajuba estão previstas, além da competição tradicional, a realização de show de calouros, mini maratona, torneio de futebol, campeonato de pesca de tarrafa e shows de forró. A Rede Tucum, de turismo comunitário, está oferecendo pacotes a partir de R$ 120,00 para visitantes se hospedarem nos chalés ecológicos e participarem de toda a programação da regata.
Tatajuba é uma comunidade de pescadores e agricultores que tiveram sua vila soterrada em decorrência do caminhar de imponentes dunas. Hoje, em busca de lugares mais seguros, ocupam diferentes espaços, configurando-se em quatro vilas: Nova Tatajuba, Vila São Francisco, Baixa da Tatajuba e Vila Nova.
Duas vezes a cada dia, Nova Tatajuba é ilhada quando um braço de mar é tomado pelas águas da maré cheia. Sobre o Morro Branco, duna mais próxima do mar, a vista panorâmica da área nos tira o fôlego. Mais estonteante ainda é o pôr do sol dali, de beleza indescritível.
A comunidade possui uma histórica resistência contra a especulação imobiliária para o turismo de luxo, cuja pressão maior é resultado da sua beleza paradisíaca e a proximidade da praia de Jericoacoara. A Acomota, associação de moradores que têm atuado neste meio, vem se fortalecendo com diferentes projetos de desenvolvimento territorial, como o turismo comunitário.
Além da natureza exuberante, as histórias de vida e luta dos moradores do lugar são fortes elementos do patrimônio cultural da comunidade.
MAIS INFORMAÇÕES:
XVII Regata Ecológica de Canoas de Tatajuba - Camocim-CE
Quando: 26 e 27 de novembro
Contato: 3226.4154 - www.tucum.org
Fonte: Diario do Nordeste
0 comentários:
Postar um comentário